quinta-feira, junho 28, 2007

MACHOS

"Homens são estupradores, violentadores, espoliadores, assassinos; esses mesmos homens são profetas religiosos, poetas, heróis, figuras de romance, aventura, performances, figuras enobrecidas pela tragédia e pelo fracasso. Homens vem aclamando a Terra, chamando-a por 'Ela'. Homens arruinaram 'Ela'. Homens têm aeronaves, armas, bombas, gases venenosos, nous gases, belicosidade tão perversa e mortífera que eles desafiam qualquer imaginação humana. Homens batalham entre si e Ela ; mulheres batalham para serem admitidas na categoria 'humano' na imaginação e na realidade." Dworkin

Toda dominação pessoal, psicológica, social e institucionalizada nessa terra pode ser remetida a uma mesma fonte original: as identidades fálicas dos homens.
(...)
Apenas quando a masculinidade estiver morta - o que vai perecer quando a feminilidade expropriada não mais sustentar isso - somente então nós saberemos o que é liberdade.
(...)
Sexismo é a fundação onde toda tirania é construída. Toda forma social de hierarquia e abuso é moldada tendo como ponto de partida a dominação macho-fêmea.
(Andrea Dworkin)

QUEM DECLARA AS GUERRAS?
QUEM FAZ OS CHURRASCOS?
QUEM LOUVA A VIOLÊNCIA?
QUEM COMPRA AS ARMAS?
QUEM ASSASSINA E DESTRÓI?
QUEM INVENTOU O IMPERIALISMO?
QUEM MAIS COMETE CRIMES HEDIONDOS?
QUEM DEIXOU O MUNDO ASSIM?
QUEM GOVERNA O MUNDO?

"Eu detesto o ponto de vista masculinista. Estou entendiada do seu heroísmo, virtude e honra. Eu acho que o melhor que esses homens podem fazer é não falar mais deles mesmos." V. Woolf

Sem comentários: